sábado, 17 de abril de 2010

As crianças adoecem mais quando vão para escola?

Na maioria das vezes sim. Crianças menores de 5 anos, que não vão para escola, tem em média de 4 a 6 epsódios de infecções ao ano. Já as que vão para escola, tem em média de 15 a 20 epsódios ao ano. Isso se deve aos seguintes fatores:
-hábitos de higiene inadequados( chupetas, mãos na boca, trocas de objetos de uso pessoal);
-falta de noções de prevenção de doenças(normal para a idade);
-escola inadequada para a criança(noções de contágio e prevenção pelos cuidadores; espaço inadequado; contato de turmas de idades diferentes; número de crianças acima do recomendado por cuidadores);
-criança mal adaptada na escola, apresentando depressão( que leva a queda da imunidade).
Dicas:
-escola com menor número de alunos por cuidadores;
-escola que não misturam turmas;
-cuidadores com formação em pedagogia;
-evitar dentro das possibilidades, manter seu filho em período integral na escola.

10 comentários:

  1. Obrigada Dr.!
    Mudamos o Gui de escola, e ele parece estar muito mais feliz agora... so' chorou no primeiro dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dr. Gil, que legal seu blog! Adorei os textos. Mas, este aqui, principalmente, será pensado e repensado, lido e relido nas próximas semanas. O Lucca está ótimo e sarou de tudo. Obrigada por sua atenção e seu carinho com ele, tá? Giovana, mãe do Lucca, cunhada da Marion e da Pati. Aparece lá no nosso blog! Tchauuu.

    ResponderExcluir
  3. Conheci seu blog atrvés do Giovana, que tb acompanho.
    Tenho 02 bebês, de 02 anos e outra de 09 meses, as duas foram diagnosticadas com sinusite e passaram a fazer tratamento com antibiótico. Quando ja estava completando os 10 dias, parecem que tiveram uma recaída e a corisa e a tosse voltaram. O clima aqui na PB tem mudado muito(frio ao extremo_calor ao extremo) da noite pro dia...Foi justamente num desses dias muito quentes que elas pioraram. Não quero ficar dando antibiótico direto, mas tb não quero vê-las assim, sempre doentinhas...Não sei o que faço. Não posso ficar em casa pra cuidar delas, elas vao para o berçário das 08 ate as 14 hras.
    tenho um blog, se puder ir lá me dá uma palavra....Obrigada.
    nhirla
    nhirla@hotmail.com
    http://meusamoreselisebebe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Dr. Gil, sou pai da Laís Nicochelli. Ela desde o último dia 15/4 não apresentou melhoras no quadro alérgico e, hoje está febril com muita tosse. O que podemos fazer? dennis.conceicao@uol.com.br (81110414)

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr. Gil, tenho uma dúvida. Vamos supor que meu filho não vá para a escola até os 3 anos. Ele não será exposto a viroses, mas também não criará imunidade. E quando ele for exposto aos 3 anos, terá mais resistencia pra enfrenta-las? E quanto ao desenvolvimento mental, ha diferencas entre criancas que vão ou não vão a escola? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Márcia, boa tarde!É muito comum este mito que a criança tem que criar resistencia a infecções. Na realidade ela será exposta a agentes infecciosos a vida toda. Mas vai depender de vários fatores para adoecer ou não. O principal fator será a oralidade excessiva que leva a contaminação através de mãos e objetos contaminados.
    Em relação ao desenvolvimento mental, nos primeiros 5 anos de vida, a criança necessita mais do contato e convivio com os pais do que da "sociabilização" com outras crianças.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Conheci seu blog hj, adorei os texto.
    Vou te seguir, tah.

    ResponderExcluir
  8. Como assim, professores formados em Pedagogia têm a ver com adoecimento das crianças? - Não seria correto dizer que com professores qualificados a prevenção de doenças é melhor?

    Abraço,
    Ingrid - professora da biologia e que trabalha na formação de professores de educação infantil!

    ResponderExcluir
  9. Minha cara Ingrid:
    Houve um equívoco na interpretação, as professoras são treinadas justamente para dar orientação e ensinamentos sobre higiene para seus alunos. Mas como dito acima, as crianças menores de 5 anos, apresentam baixa higiene e consequentemente acabam apresentando mais infecções.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. ola doutor GIL, deixa eu te fazer um a pergunta ,tenho uma filha de 2 anos e coloquei ela na escolinha este ano março de 2012,e desde ja nao para de adoeçer...nao aguento mais...uma vez e garganta..outra infeccao bacteriana no sangue...toma remedio e dentro de duas semanas começa de novo...febre...o que faço? tiro da escolinha?

    ResponderExcluir