sábado, 21 de janeiro de 2012

Doença diarreica aguda na infância

As viroses que causam diarréia na infância, são uma preocupação para os pais. Esta época do ano são vistos mais casos em todo o país. Duas famílias de vírus são vistos mais frequentemente. São elas os rotavírus e os norovírus. Ambos ocorrem por transmissão fecal-oral, ou seja mão contaminada à boca. Os norovírus estão mais relacionados a contaminação alimentar, mas passam de pessoa à pessoa. Em ambos, para prevenção, podemos fazer isolamento dos casos com diarréia, desinfecção dos utensílios domésticos, brinquedos e superfícies com álcool 70% e/ou lisofórmio. A eliminação, dos rotavírus e norovírus, nas fezes inicia com 2 dias antes dos sintomas com pico máximo de eliminação aos 4 dias da doença e podem manter eliminação nas fezes até 21 dias após o início dos sintomas. Por isso, eles têm alta taxa de infectividade e muitas pessoas adoecem.
Os rotavírus sobrevivem por muito tempo em superfícies de brinquedos e na casa, caso não sejam desinfectadas.
Os norovírus ainda não têm vacinas disponíveis contra os mesmos.
As vacinas disponíveis contra os rotavírus têm uma eficácia de proteção, para as formas graves da doença, em torno de 90%, pelos dados dos fabricantes. Mesmo assim não evitam em 100% a infecção contra as formas leves e moderadas da doença. Só podem ser administrado à crianças menores de 3 meses de vida.
Hoje em dia, os sinais e sintomas de diarréia causadas pelos rotavírus, são muito menos intensos do que eram antes das vacinas. Algumas crianças podem apresentar alguns episódios de vômitos e/ou diarréia com curto período de evolução.
Atualmente as melhores formas de prevenção são: as vacinas e os cuidados com a higiene pessoal. Incentive seus filhos a não colocar objetos e mãos a boca explicando os motivos, mas sem muito estresse. Evite contato com pessoas que apresentaram vômitos e episódios de diarréia, mesmo que de forma leve ou segundo eles, que acham ter comido "algo estragado".
Não se esqueça também, que os adultos, podem apresentar sintomas mais intensos que as crianças, pois elas podem ter recebido a vacina e vocês não.
Um grande abraço à todos.

Um comentário:

  1. Oi Dr Gil, é a 1ª vez que entro no seu blog e diria que está de parabens... dicas muito uteis e interessantes... adorei o post que diz sobre prioridades de trabalho, casa ou filhos... mto legal essa sua iniciativa!!!! Parabens pelo excelente profissional que és.

    ResponderExcluir